KTM 250 EXC-F
FEITA PARA O SUCESSO
O menor modelo da série KTM de 4 tempos tem uma força surpreendente para seu tamanho. Com seu potente motor supercompacto, peso mínimo e manuseio fantástico, ela é uma excelente escolha para amadores motivados e também para profissionais ambiciosos. Graças ao seu avançado sistema de injeção de combustível, esta máquina oferece desempenho líder da categoria, torque em abundância, excelente resposta de aceleração e um fornecimento de potência controlado. Além disso, a KTM 250 EXC-F conta com um quadro de treliça de aço leve que contribui para torná-la ainda mais fácil de pilotar, inspirando total confiança no motociclista e progressão na pilotagem.
6 Velocidades Transmissão
Ficha Técnica
- Motor
- Tipo
- 1 cilindro, motor 4 tempos
- Cilindrada
- 249.91 cm³
- Orifício
- 78 mm
- Elevação
- 52.3 mm
- Motor de Partida
- Motor de partida elétrico
- Transmissão
- 6 velocidades
- Embreagem
- Embreagem com vários discos DDS em banho de óleo, com acionamento hidráulico Brembo
- EMS
- EMS Keihin
- Emissão de CO2
- 78.8 g/km
- Consumo de Combustível
- 3.4 l/100 km
- Chassis
- Tipo de estrutura
- Estrutura tubular central 25CrMo4 em aço
- Suspensão Traseira
- Amortecedor WP Xplor PDS
- Curso de Suspensão Dianteira
- 300 mm
- Curso de Suspensão Traseira
- 310 mm
- Freio dianteiro
- Freios de disco
- Freio traseiro
- Freios de disco
- Diâmetro do disco de freio dianteiro
- 260 mm
- Diâmetro do disco de freio traseiro
- 220 mm
- Corrente
- Anel X 5/8 x 1/4"
- Ângulo da caixa de direção
- 63.5°
- Distância do solo
- 355 mm
- Altura do Assento
- 960 mm
- Capacidade do tanque (Aprox.)
- 9.2l
- Peso Ready to Race (sem combustível)
- 103 kg
Motor e Escapamento
Quando se trata de encarar as subidas mais íngremes ou cortar pistas simples enlameadas, a KTM produz uma série sofisticada de 4 tempos para enduro mais rápidas do que nunca. Seu design leve e compacto garante agilidade nos trechos mais apertados, ao mesmo tempo que oferece um incrível torque específico de enduro, para se lançar rumo à próxima colina rochosa com a facilidade similar a de um profissional.
Motor
Potência e torque
Com dimensões compactas e uma potência líder na categoria, o motor DOHC (Eixo de Comando Suspenso Duplo) com injeção de combustível da KTM 250 EXC-F é o mais potente e refinado 250 cc do mercado. Sua eficiente entrega de potência está disponível por todo o regime de rotação e, com seu peso leve de apenas 27,9 kg, este é o motor mais leve e mais competitivo do mercado. Com homologação Euro IV, isso significa que ela é ecológica e supera a concorrência também nesse quesito.
Cabeçote
O motor da KTM 250 EXC-F é equipado com um cabeçote DOHC (Eixo de Comando Suspenso Duplo) compacto para uma centralização de massa ideal e que, ao mesmo tempo, contribui para um manuseio ainda melhor. A configuração do cabeçote, com comandos de válvula duplos que controlam o fluxo de gasolina através das portas, promete excelentes características do motor específicas para enduro. Os balancins flutuantes com revestimento DLC (Carbono Tipo Diamante), bem como as válvulas leves de titânio que eles acionam (admissão de 32,5 mm e escape de 26,5 mm), permitem velocidades mais altas do motor, um fator crucial para o desempenho líder da categoria desta 250.
Virabrequim
Compacto e Leve
O virabrequim da KTM 250 EXC-F está localizado em uma posição ideal, próxima ao centro de gravidade, contribuindo para facilitar o manuseio. Ele utiliza uma biela curta, o que resulta em um motor compacto e mais leve como um todo, com uma disponibilidade de potência rápida. O conector do rolamento da haste com duas bronzinas do mancal ajustadas à força atua diretamente no moente do virabrequim. O sistema de lubrificação pressurizada do motor fornece a alimentação de óleo necessária para o rolamento. Esse design apresenta um benefício decisivo com relação aos intervalos de manutenção do virabrequim, que podem ser prolongados devido ao mancal deslizante. Pode confiar o dia todo.
Cárteres e Tampa do Motor
Design agressivo
Os compactos cárteres do motor são fabricados usando um processo de produção de fundição a alta pressão que ajuda na redução do peso, mantendo a resistência e a durabilidade. O design permite uma configuração de eixo centralizada, o que torna o motor menor e mais compacto, ao mesmo tempo contribuindo para uma centralização de massa eficiente. Além disso, as tampas do motor apresentam uma estrutura de superfície inteligente que reduz o desgaste causado pelas botas do motociclista, mantendo-as tão novas quanto no dia em que você comprou a sua moto.
Transmissão
A KTM 250 EXC-F é equipada com uma robusta transmissão de 6 velocidades, fabricada pela PANKL Racing Systems. As marchas são fabricadas com uma matéria-prima forjada resistente, garantindo os mais altos níveis de durabilidade e confiabilidade. As relações de marchas não sofreram alterações, pois elas foram perfeitamente adaptadas às características de potência do motor. Todos os motores de 4 tempos são equipados com um sensor de marcha, fornecendo opções de diferentes características do motor para cada marcha.
Sistema de gerenciamento do motor
O sistema de gestão do motor Keihin de última geração, com injeção eletrônica de combustível, apresenta um corpo do acelerador com 42 mm com sistemas separados para partida a frio e ajuste de marcha lenta. A montagem do cabo do acelerador permite fácil acesso e uma disposição simples dos cabos. A ECU apresenta mapas de motores selecionáveis otimizados para o escapamento, a caixa de ar e a configuração do motor, que regulam o exclusivo controle de tração e são ativados pelo botão seletor de mapas no guidão. Ela também fornece mapas diferentes para cada marcha, de acordo com as informações recebidas do sensor de marcha, garantindo potência máxima durante a troca de marchas.
Eixo de equilíbrio
O eixo de contrabalanço multifuncional montado lateralmente equilibra perfeitamente todas as forças oscilantes, ao mesmo tempo que aciona a bomba de água. Ele efetivamente mantém as vibrações do motor no mínimo, resultando em uma condução mais suave mesmo nas velocidades mais altas do motor.
Embreagem
A KTM 250 EXC-F está equipada com uma embreagem DS (aço diafragma) extremamente durável e desenvolvida pela KTM, com um cesto de aço à prova de desgastes e placas de embreagem resistentes ao calor. Ela usa uma mola de diafragma em vez das molas helicoidais usuais, o que resulta em uma ação consideravelmente mais fácil da embreagem. Além disso, o sistema hidráulico Brembo oferece modulação de embreagem fácil e precisa por toda a faixa de temperatura operacional.
Motor de partida
A partida elétrica padrão na KTM 250 EXC-F utiliza um acionador de partida testado e aprovado e um motor de partida resistente, fabricado pela Mitsuba. Com seu desempenho comprovado, ele fornece partidas rápidas e confiáveis, economizando tempo e energia preciosos quando você mais precisa.
Arrefecimento
Sempre Otimizada
Manter a temperatura ideal do motor é crucial para garantir uma potência consistente durante todo o percurso. A KTM 250 EXC-F SIX DAYS é equipada com radiadores montados em uma posição próxima ao centro de gravidade da moto e que combinam perfeitamente com o design das blindagens, a fim de alcançar uma ergonomia perfeita. Usando a tecnologia CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional) e uma disposição inteligente do circuito de arrefecimento, o sistema inovador garante a temperatura ideal do motor para proporcionar o mais alto desempenho, em qualquer condição. Além disso, o distribuidor delta integrado ao triângulo do quadro apresenta um tubo central maior, fazendo com que o líquido de arrefecimento flua do cabeçote do cilindro para os radiadores de forma extremamente eficiente. Os radiadores possuem protetores especiais que protegem contra pedras e sujeira, ao mesmo tempo agindo como um suporte que dispersa a energia ao redor dos radiadores em caso de impacto.
Escapamento
Finamente Ajustada
Quando se trata de entrega de potência e desempenho, o escapamento desempenha um papel fundamental e tem uma presença incomparável. Todos os modelos EXC de 4 tempos apresentam tubos de escapamento duplos que podem ser desmontados facilmente, permitindo fácil acesso ao amortecedor. O corpo de alumínio do silenciador tem um perfil curto e compacto, deixando o peso mais próximo do centro de gravidade para melhorar a centralização da massa.
Chassi
A 250 EXC-F compartilha a mesma configuração de chassi campeã de corridas que o restante da série EXC-F. A suspensão WP mantém as rodas presas ao chão, enquanto a engenharia leve e os materiais voltados ao desempenho garantem que os motociclistas e pilotos estejam equipados para se sair bem tanto em trilhas quanto no curso da corrida.
Quadro
Características de flexão otimizadas
Todos os modelos KTM EXC apresentam quadros de aço cromo molibdênio e de alta tecnologia com geometria derivada de corridas, rigidez ideal e feedback incomparável para o motociclista. Isso se traduz em uma característica de manuseio divertido, com notável estabilidade na velocidade. O subquadro é fabricado com perfis de alumínio ultraestáveis e extraleves, que pesam menos de 900 g e proporcionam estabilidade e durabilidade do para-lama traseiro no caso de empinada malsucedida.
Balança traseira
O braço oscilante monobloco da KTM 250 EXC-F é fabricado em alumínio, aplicando um processo de produção de fundição por gravidade. Isso resulta em uma resistência excepcional com o menor peso possível e um comportamento flexível perfeito.
Rodas
Ultraleve
A KTM utiliza cubos leves, usinados em CNC e aros GIANT de ponta em todos os modelos EXC. Eles garantem a máxima estabilidade e o peso mínimo, enquanto as porcas dos raios de alumínio apresentam um design inovador, que reduz a necessidade de apertar continuamente os raios.
Pneus
Preparado
Os novos MAXXIS MaxxEnduro, com especificações de corrida e resistentes a furos, foram concebidos para proporcionar conforto durante todo o dia, com extrema aderência e desempenho em qualquer terreno.
Suspensão
Para diferentes terrenos
Para 2022, todos os modelos KTM EXC receberam uma atualização de suspensão, com uma configuração de fábrica mais firme com foco no desempenho e consistência aprimorada em diferentes terrenos.
Suspensão dianteira
Feita para extremos
Novas ranhuras no tubo externo do garfo significam que os garfos invertidos WP XPLOR de 48 mm de diâmetro alimentam mais óleo para as buchas e reduzem o atrito e o acúmulo de calor. As molas do garfo também foram atualizadas com um novo acabamento de superfície polido para melhorar a consistência e um novo design da válvula aumenta o desempenho de amortecimento da recuperação. Os garfos mantêm seu ajuste, com amortecimento de compressão no lado esquerdo e recuperação no lado direito.
Freios
Potência de parada
Estas maravilhas Brembo de alta tecnologia estão aliadas a discos de freio Wave leves. Nenhuma motocicleta off-road tem uma frenagem mais poderosa ou mais confortável.
Tanque de Combustível
Design inspirado
Todos os modelos da série EXC são equipados com tanques de combustível de polietileno leves, o que aprimora a ergonomia. A tampa do tanque, com mecanismo de encaixe do tipo baioneta, tem fechamento rápido e fácil. Fabricada com plástico transparente, é possível ver com facilidade quanto combustível ainda resta. Ela está equipada com um sistema integrado de bomba de combustível e um sensor de nível de combustível. Além disso, a linha de combustível apresenta um conector de 90° ao tanque para melhor proteção contra danos.
Caixa de Ar
Simples e eficaz
A caixa de ar da KTM 250 EXC-F garante uma dinâmica de fluxo ideal e, juntamente com as mangueiras de duto de ar, o resultado é uma potência e uma resposta do acelerador ideais. Além das óbvias melhorias relacionadas ao desempenho, o design também oferece proteção máxima contra sujeira no filtro de ar. O filtro de ar Twin Air grande é montado em uma gaiola rígida projetada de forma inteligente que minimiza a chance de instalação incorreta. Assim como nos modelos anteriores, a manutenção do filtro é rápida e fácil e não requer ferramentas, um recurso padrão e original da KTM.
Ergonomia e Conforto
A ergonomia da READY TO RACE vem de fábrica em todas as máquinas de enduro KTM. A 250 EXC-F não é diferente, constituindo uma máquina de enduro fácil de pilotar e, ao mesmo tempo, competitiva.
Guidão
Moldada para controle
Todos os modelos KTM EXC são equipados com guidões cônicos ajustáveis de alumínio de alta resistência, fabricados pela NEKEN. Eles podem ser montados em quatro posições diferentes. Padrão com punho vulcanizado ODI no lado direito e um confortável punho antideslizante ODI no lado esquerdo, sua única preocupação é se segurar e acelerar.
Pedaleiras
Inovadoramente forte
As sofisticadas pedaleiras “No-Dirt” previnem o entupimento dos apoios, mesmo quando atoladas. As pedaleiras dos modelos Enduro são 6 mm mais altas do que as usadas nos modelos SX, o que garante maior distância com relação ao solo. Mas você pode trocá-las à vontade.
Assento
Conforto
Vá em frente, experimente. A 2022 KTM 250 EXC-F possui um assento perfeitamente moldado para permitir ao piloto uma liberdade de movimento completa, mas confortável o suficiente para aguentar longas viagens. O assento é coberto em vinil azul aderente inspirado no estilo Factory.
Corpo e Visual Gráfico
Os plásticos de toda a série EXC-F foram concebidos com um único objetivo: harmonia total entre o piloto e a motocicleta. As estruturas I-beam dos para-lamas dianteiro e traseiro garantem máxima estabilidade em alta velocidade enquanto mantêm a leveza da construção. Elas também permanecem limpas por mais tempo, ao passo que a disposição única da mangueira de freio na placa frontal evita o desgaste.
Decalques
Individualmente estilosa
Inspirando-se na escuderia da RED BULL KTM FACTORY, a linha 2022 KTM EXC apresenta um contraste arrojado de tons de laranja e azul, assim como um assento azul com inspiração de fábrica. Eles são aplicados usando gráficos incorporados durante a fabricação, que apresentam maior resistência ao atrito e ao desbotamento, o que significa que sua máquina parecerá recém-fabricada mesmo após momentos mais difíceis nas trilhas.
Software e Eletrônica
Um sistema de gerenciamento de motores Keihin garante que a 250 EXC-F esteja sempre funcionando da melhor maneira possível. Simultaneamente, um corpo de borboleta de 42 mm assegura uma entrega de potência super suave ao longo da faixa de rotação. Um interruptor de mapeamento de motor instalado no guidão também está disponível para adaptar ainda mais a entrega de potência para qualquer tipo de terreno.
Parte Elétrica
Bateria e chicote de fiação
Todos os motores são equipados com partida elétrica, um ótimo benefício comprovado para qualquer atividade off-road. Ela é alimentada por uma bateria de íons de lítio de 2 Ah superleve, oferecendo uma partida segura e confiável. A cablagem reformulada e o conjunto atualizado dispõem da maioria dos componentes elétricos cuidadosamente posicionados em um único espaço sob o assento, tornando-os mais acessíveis e confiáveis.