AUTOSTAR KTM

KTM 250 SX-F

AUTOSTAR KTM

DINÂMICA EM CADA MANOBRA

A KTM 250 SX-F foi preparada para dominar o cenário mundialmente e está preparada para continuar o seu reinado em 2021. Ela não apenas é a motocicleta mais leve de sua classe, mas também oferece uma entrega de potência incomparável e inspiradora, tornando-a uma excelente escolha para pilotos amadores e profissionais. Entregar a potência de forma eficaz é o segredo para tempos de volta rápidos, e este conjunto capaz tem todas as credenciais certas para fazer o trabalho mais importante: cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

  • 5 Velocidades Transmissão

  • WP-USD, AER 48, Ø 48 MM SUSPENSÃO DIANTEIRA

Ficha Técnica

Motor
Tipo
1 cilindro, motor 4 tempos
Cilindrada
249,9 cm³
Orifício
78 mm
Elevação
53.3 mm
Motor de Partida
Motor de partida elétrico
Transmissão
5 velocidades
Embreagem
Embreagem multidisco úmida, sistema hidráulico Brembo
EMS
EMS Keihin
Chassis
Tipo de estrutura
Central tipo suporte duplo, em aço 25CrMo4
Suspensão Dianteira
WP-USD, AER 48, Ø 48 mm
Suspensão Traseira
Monoamortecedor com sistema de integração WP XACT
Curso de Suspensão Dianteira
310 mm
Curso de Suspensão Traseira
300 mm
Freio dianteiro
Freios de disco
Freio traseiro
Freios de disco
Diâmetro do disco de freio dianteiro
260 mm
Diâmetro do disco de freio traseiro
220 mm
Corrente
Anel X 5/8 x 1/4"
Ângulo da caixa de direção
63.9°
Distância do solo
370 mm
Altura do Assento
950 mm
Capacidade do tanque (Aprox.)
7l
Peso Ready to Race (sem combustível)
99 kg

Motor e Escapamento

4 tacadas levaram o motocross a novos extremos inconcebíveis. É um parque infantil onde a KTM se tornou uma força dominante. Mais leves e compactos do que se pensava ser possível, essas obras-primas de engenharia bem equilibradas proporcionam potência líder de classe da maneira mais dinâmica. Diretamente do showroom, os KTM 4-strokes oferecem o desempenho READY TO RACE do mais alto calibre.



Motor

Poder Inigualável

Conhecido como o motor para competições MX2 mais potente, a versão 2021 mantém sua supremacia. Sua estrutura compacta contribui para uma excelente centralização da massa, oferecendo um suporte ainda melhor à condução da moto. O modelo 2021 apresenta vários aperfeiçoamentos pequenos, porém importantes, para melhorar ainda mais a confiabilidade. O baixo peso, de apenas 25,9 kg, em combinação com o layout compacto do motor e com a potência inigualável, mais uma vez fazem da KTM 250 SX-F uma força que não passa despercebida, apesar da condução fácil tanto para pilotos amadores quanto para profissionais.

Cabeçote

Compacto e Leve

Uma parte integrante da distribuição de potência líder de classe é o cabeçote DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) de última geração. Ele possui dois eixos de comandos suspensos que ativam as válvulas de titânio (entrada 32,5 mm, saída 26,5 mm) através dos balancins flutuantes revestidos DLC superleves. Os eixos de comando contam com uma superfície otimizada contra atrito superrefinada e oferecem sincronismo que disponibiliza uma potência extremamente sofisticada.

Virabrequim

Rígido

A KTM 250 SX-F tem um virabrequim rígido e uma biela com mancal simples, que conta com dois casquilhos de rolamentos ajustados à força que atuam diretamente no moente do virabrequim. Este design foi essencial para as velocidades extremamente elevadas do motor e a incomparável potência máxima do motor de 250 cc de 4 tempos. O projeto também melhora a durabilidade do motor, o que permite intervalos maiores entre as manutenções do virabrequim — um grande benefício para o cliente em termos de tempo, esforços e custos.

Cárteres e Tampa do Motor

Design agressivo

Os cárteres do motor compactos são fabricados usando um processo de produção de fundição a alta pressão que ajuda na redução do peso, mantendo a resistência e durabilidade. O design permite uma configuração perfeita do eixo, que fica mais próximo do centro de gravidade, resultando em centralização de massa ideal e condução mais fácil. As tampas do motor apresentam uma estrutura com superfície inteligente, que reduz o desgaste causado pelas botas do motociclista, mantendo-as tão novas quanto no dia em que você as comprou.

Arrefecimento

Controle de calor eficaz

Manter a temperatura ideal do motor é crucial para garantir uma potência consistente durante todo o percurso. A KTM 250 SX-F conta com radiadores posicionados para baixar o centro de gravidade. Seu design combina perfeitamente com as blindagens e, quando assunto é ergonomia, a sensação é de extrema leveza. Usando a tecnologia CFD (dinâmica de fluidos computacional) juntamente com uma disposição de circuito de refrigeração inteligente, o sistema inovador garante a temperatura ideal do motor para o mais alto desempenho, independentemente das condições. Os radiadores também possuem protetores especiais que não servem apenas como proteção contra pedras e detritos, mas também como um suporte que dispersa a potência ao redor dos radiadores no caso de um impacto.

Escapamento

Finamente Ajustada

Quando se trata de disponibilidade de potência e desempenho, o escapamento em todos os modelos de 4 tempos desempenha um papel fundamental e tem uma presença incomparável. Ele possui um tubo coletor especialmente desenvolvido para o modelo, com um avançado ressonador que é conhecido como FDH (Coletor de Design de Fluxo) e consiste em uma pequena câmara ao redor do tubo. O design permite que o escapamento seja desmontado sem remover o amortecedor e facilita o acesso. O tubo de alumínio, a tampa e o design interno do silenciador resultam em uma ergonomia mais elegante, tornado a moto mais estreita, porém sem comprometer os limites de ruídos estabelecidos.

Chassi

Todo piloto sabe que quando o sentimento na moto é bom, o passeio é incrível. O chassi é parte integrante dessa "sensação" e foi projetado para fornecer feedback preciso entre a pista e o ciclista, além de reduzir a dureza do terreno de motocross típico. A KTM 250 SX-F apresenta uma nova estrutura de aço leve e de alta tecnologia que não apenas proporciona uma ótima sensação, mas foi otimizada para um feedback mais preciso do piloto. As novas características flexíveis proporcionam excelente agilidade e estabilidade de alta velocidade, contribuindo para um passeio intuitivo como nenhum outro.



Quadro

Características de flexão otimizadas

O quadro da KTM 250 SX-F atende aos estilos dinâmicos de pilotagem típicos de sua classe. Como ocorre em toda a série SX, seu quadro foi criteriosamente concebido utilizando tubos de aço cromo-molibdênio hidroformados com soldagem robótica, para garantir os mais altos níveis de qualidade e consistência. A rigidez cuidadosamente calculada do quadro oferece uma condução receptiva e trabalha perfeitamente em conjunto com a suspensão, para proporcionar excelente agilidade e estabilidade em altas velocidades. Os quadros de todas as KTM SX 2021 apresentam um revestimento eletrostático altamente durável e são fornecidos com protetores de fábrica. O subquadro é produzido em alumínio leve e proporciona uma experiência incrível para o motociclista, além de facilitar a movimentação no assento.

Corrente

Alto Desempenho

O braço oscilante monobloco da KTM 250 SX-F é fabricado aplicando um processo de produção de fundição por gravidade, para proporcionar resistência excepcional e o menor peso possível. Ele oferece uma grande variedade de ajustes da roda traseira, permitindo reduzir a distância entre eixos em pistas mais sinuosas ou aumentá-la para melhorar a estabilidade em pistas mais longas e irregulares. As marcas de medição da corrente no braço oscilante são claramente visíveis de cima, tornando o ajuste mais simples e preciso.

Rodas

Excelência Rotacional

A KTM utiliza cubos leves, usinados em CNC e aros Excel de ponta em todos os modelos SX, garantindo máxima estabilidade e peso mínimo. As porcas de raios de alumínio apresentam um design que reduz convenientemente a frequência com que os raios precisam ser apertados. As rodas são equipadas com os mais modernos pneus Dunlop Geomax-MX33, proporcionando máxima aderência e estabilidade e transferindo com eficácia toda a potência para o solo.

Suspensão

A vantagem inovadora

Todos os modelos KTM SX “full-size” são equipados com o garfo WP XACT superleve com tecnologia AER e contam com configurações atualizadas para 2021. Trata-se de um garfo com suspensão pneumática USD de 48 mm e funções diferentes para cada perna do garfo, o que significa que o lado direito é responsável pelas características de amortecimento, e o lado esquerdo pela mola pneumática. A perna esquerda apresenta um sistema de câmaras duplas com um cartucho de ar comprimido, ajudando a evitar a perda de pressão de ar. Essencialmente, isso significa que no raro caso de uma vedação externa com vazamento, a pressão interna do cartucho mantém a moto em uma posição normal. A mola pneumática é excepcionalmente fácil de usar e pode ser ajustada ao peso de qualquer motociclista através de uma única válvula de ar e bomba de ar fornecidas com a moto. A perna direita do garfo integra um cartucho de amortecimento para atender aos requisitos de perna de amortecimento única e pode ser ajustada às condições da pista e às preferências do motociclista. Além disso, as tampas do garfo têm um novo design, para otimizar e facilitar o ajuste (compressão na parte superior, recuperação na parte inferior, 30 incrementos cada).

Coroa

Perfeita harmonia

Todos os modelos SX possuem mesas de suspensão usinadas em CNC de alta qualidade, que se tornaram uma marca registrada da KTM. A mesa de suspensão tem rigidez e desvio precisamente calculados (22 mm para todos os modelos), para se adequar às características de flexibilidade do quadro e do garfo. O resultado é uma dianteira que funciona em perfeita harmonia com o quadro, contribuindo para o manuseio e a estabilidade gerais. A fixação do guidão com amortecimento de borracha reduz a vibração e também permite ajustes com 2 posições de montagem diferentes. Um horímetro está incluído de fábrica na mesa de suspensão superior em todos os modelos SX, mantendo o motociclista informado sobre quantas horas passou na pista e quando vence a próxima manutenção.

Freios

Frenagem altamente eficaz

Os freios Brembo S.p.A de alta tecnologia sempre foram equipamentos padrão em todas as motos de motocross da KTM. Combinado com discos de freio Wave leves, este reconhecido sistema fornece os mais altos níveis de eficiência de frenagem, permitindo que você supere os competidores.

Tanque de Combustível

Simples e eficaz

Todos os modelos da série KTM SX são equipados com tanques de combustível leves, de polietileno. O formato do tanque confere uma ergonomia elegante, sem comprometer a capacidade de combustível de 7 litros. A tampa do tanque de combustível tem uma rosca interna que permite o fechamento fácil e seguro.

Ergonomia e Conforto

É importante que o motociclista trabalhe em harmonia com a motocicleta, mantendo o movimento movendo-se junto com as forças naturais. A KTM concentrou-se amplamente na ergonomia, que é ideal para um desempenho de alto nível, garantindo uma posição de condução neutra que oferece a melhor manobrabilidade e controle. A posição do guidão também pode ser ajustada para se adequar a cada tamanho de ciclista e preferências ergonômicas. A principal interação do motociclista com a motocicleta vem através da carroceria, assento, footpegs e guidão, que desempenham um papel vital no controle geral.



Assento

Feito para mobilidade

Todos os modelos da KTM SX dispõem de um assento perfeitamente adaptado à ergonomia dinâmica, voltada para a performance, da série. A cobertura do assento tem tiras de silicone que proporcionam melhor sensação e aderência para o motociclista. O assento é convenientemente fixado à moto por um parafuso lateral longo, tornando-o seguro e fácil de manusear.

Guidão

O Controle nas suas mãos

Todos os modelos “full-size” da KTM SX são equipados com o mesmo guidão cônico de alumínio de alta resistência, fabricado pela NEKEN. O guidão é fixado em montagens amortecidas de borracha, que permitem duas posições diferentes. Os guidões são fornecidos de fábrica com um punho vulcanizado ODI no lado direito e um confortável punho antideslizante ODI no lado esquerdo, que não precisam de cabos ou cola para instalação.

Pedaleiras

Inovadoramente forte

As sofisticadas pedaleiras “à prova de sujeira” previnem entupimento do pivô da pedaleira, mesmo quando atoladas. Procurando uma posição de condução mais alta? Então basta instalar as pedaleiras dos modelos ano 2019 EXC, que são 6 mm mais altas do que as versões SX.

Corpo e Visual Gráfico

As motos de motocross de quatro tempos da KTM são a referência da indústria quando se trata de tecnologia e estilo inovadores. Com a contribuição dos pilotos de fábrica da KTM, assim como a KTM R & D e a Kiska Design, a nova carroceria da KTM 250 SX-F amplia ainda mais os limites da progressão. O resultado é uma forma que atinge a harmonia completa entre o ciclista e o ciclista e apresenta toda a gama SX. O objetivo principal era fornecer os pontos de contato ideais que permitissem ao motociclista a máxima liberdade de movimento e melhor manuseio. Os pára-lamas dianteiros e traseiros apresentam um design inteligente com viga em I, garantindo a máxima estabilidade com o menor peso possível. Os novos gráficos contribuem para o estilo rápido e agressivo da moto e também confirmam a incessante busca da KTM pela progressão vencedora da corrida.



Decalques

O visual vencedor

Os novos gráficos integrados contribuem para o visual rápido e agressivo da moto e confirmam a incessante busca da KTM por uma progressão campeã.

Software e Eletrônica

Não há dúvida de que o KTM 450 SX-F é muito eficaz e, ao garantir a melhor ergonomia de alto desempenho, o piloto tem a confiança e o controle para usá-lo como deve ser.



Parte Elétrica

Sempre pronta

Todos os modelos SX-F apresentam uma nova bateria de partida de íons de lítio de 2 Ah super leve, mais eficiente, garantindo uma partida ainda mais segura do motor, especialmente em condições de tempo frio. A embalagem do regulador de tensão e condensador foi retrabalhada para concentrar todos os componentes elétricos em uma área comum abaixo do assento, tornando todo o sistema ainda mais confiável.

Controle de tração

Terra batida, molhada ou escorregadia

O CONTROLE DE TRAÇÃO é um recurso altamente vantajoso para garantir uma tração mais eficiente e melhor controle da motocicleta ao acelerar sobre superfícies de terra batida, molhadas ou escorregadias. Ele pode ser ativado pelo botão seletor de mapas no guidão durante a condução.

Botão seletor de mapas no guidão

Escolha a condição

Com apenas um toque, o botão seletor de mapas permite ao motociclista escolher entre uma configuração de mapa padrão e também um mapa mais agressivo, que proporciona alta aderência em pistas de terra e enlameadas. Isso é particularmente útil quando há mudanças nas condições da pista ou para proporcionar maior controle quando o cansaço for inevitável.