AUTOSTAR KTM

KTM 300-EXC

AUTOSTAR KTM

MAIS DO QUE APENAS VELOCIDADE

Rivais de 4 cursos, se liguem: esta ferramenta pode ser a mais afiada da área. É difícil encontrar uma relação potência-peso melhor no mundo do enduro. Se você quer torque aos montes, um excelente acabamento e um chassis leve pronto para topar qualquer parada, dê uma chance a este raio de 300 cc.

  • 32 kW Potência em KW

  • 37 Nm Torque

Ficha Técnica

Motor
Tipo
1 cilindro, motor 2 tempos
Cilindrada
293.2 cm³
Orifício
72 mm
Elevação
72 mm
Motor de Partida
Motor de partida elétrico e pedal de partida
Transmissão
6 velocidades
Transmissão Primária
26:73
Relação de Transmissão Secundária
14:50
Embreagem
Embreagem com vários discos DDS em banho de óleo, com acionamento hidráulico Brembo
EMS
Kokusan
Chassis
Tipo de estrutura
Estrutura tubular em aço cromo-molibdênio
Suspensão Traseira
Amortecedor WP Xplor PDS
Curso de Suspensão Dianteira
300 mm
Curso de Suspensão Traseira
310 mm
Freio dianteiro
Freios de disco
Freio traseiro
Freios de disco
Diâmetro do disco de freio dianteiro
260 mm
Diâmetro do disco de freio traseiro
220 mm
Ângulo da caixa de direção
63,5°
Distância entre eixos
1482 ± 10 mm
Distância do solo
370 mm
Altura do Assento
960 mm
Capacidade do tanque (Aprox.)
9.5l
Peso Ready to Race
100 kg

Motor e Escapamento

O motor da KTM 300 EXC é reconhecido e respeitado por ser o motor de 2 cursos mais poderoso de sua categoria. Motores de 2 cursos certamente têm um futuro na KTM. Sua excelente relação potência-peso, o baixo custo e a simplicidade são a razão disso. O motor da KTM 300 EXC foi otimizado para centralização de massa, vem com uma válvula de potência controlada por válvula dupla, um eixo de equilíbrio para menos vibração do motor, uma transmissão de 6 velocidades e uma embreagem DDS de operação hidráulica. Esta pequena usina de força dita as regras em termos de potência de 2 cursos e torque, e é a escolha certa para amantes de baixo custo na compra e na manutenção. Ah, e claro, não esqueça aquela sinfonia de 2 cursos quando você está sobre o tubo.



Cilindro

O cilindro da KTM 300 EXC tem um diâmetro de 72 mm e é equipado com uma sofisticada válvula de potência, que fornece características de força realmente estáveis e controláveis. Para a aplicação da injeção eletrônica de combustível, o cilindro apresenta duas cúpulas laterais que suportam os injetores, fornecendo combustível para as duas portas de transferência traseiras. O fluxo descendente da injeção garante excelente atomização do combustível com o ar ascendente. Assim, a perda de combustível não queimado é mínima para menos emissões, uma combustão mais eficiente e menor consumo de combustível. Um pequeno tubo atrás do cilindro é conectado com um sensor de pressão de entrada, que fornece dados de pressão para a unidade de controle. O cilindro apresenta uma unidade de válvula de potência de última geração, com um mecanismo sofisticado para as portas de escapamento do suporte lateral.

Cárteres e Tampas do Motor

Passeio Descontraído

Os compactos cárteres do motor são fabricados usando um processo de produção de fundição de alta pressão que ajuda na redução do peso, mantendo a resistência e a durabilidade. O design permite uma configuração perfeita do eixo, que fica mais próximo do centro de gravidade, resultando em centralização de massa ideal e condução mais fácil. Além disso, as tampas do motor apresentam uma estrutura com superfície inteligente que reduz o desgaste causado pelas botas do motociclista, mantendo-as tão novas quanto no dia em que você comprou a sua EXC.

Transmissão

Sincronia Perfeita

A KTM 300 EXC é equipada com uma robusta transmissão de 6 velocidades, fabricada pela PANKL RACING SYSTEMS. As marchas são fabricadas com uma matéria-prima forjada resistente, garantindo os mais altos níveis de durabilidade e confiabilidade. Outro destaque da transmissão da 300 EXC é o câmbio de marchas à prova de sujeira. Semelhante ao design da pedaleira, ele evita o acúmulo de sujeira e garante que a próxima marcha esteja sempre disponível, independentemente das condições.

Eixo de equilibrio

Conforto

Diga adeus a pés e mãos dormentes. O design do motor permite a implementação de um eixo de equilíbrio lateral que mantenha o mínimo de vibrações. Você sabe o que isso significa: mais conforto, menos fadiga, sorrisos mais largos.

Embreagem

Design inteligente

A KTM 300 EXC utiliza a embreagem DDS (diafragma amortecido de aço) desenvolvida pela KTM com uma carcaça de aço livre de desgaste, placas de embreagem extremamente resistentes ao calor e revestimentos de aço nitrato. Este design inteligente utiliza uma mola diafragmática em vez da mola espiral comum, tornando a ação da embreagem consideravelmente mais fácil. A mola diafragmática também deixa espaço suficiente para um sistema de amortecimento integrado ao cubo da embreagem. O objetivo é a tração, mas sem comprometer a durabilidade. A operação suave e o incrível controle são o padrão desta embreagem Brembo de acionamento hidráulico.

Resfriamento

Manter a temperatura ideal do motor é crucial para garantir uma potência consistente durante todo o percurso. A KTM 300 EXC é equipada com radiadores montados em uma posição próxima ao centro de gravidade da moto e que combinam perfeitamente com o design das blindagens, a fim de alcançar uma ergonomia perfeita. Usando a tecnologia CFD (dinâmica de fluidos computacional) juntamente com uma disposição de circuito de refrigeração inteligente, o sistema inovador garante a temperatura ideal do motor para o mais alto desempenho, independentemente das condições. Além disso, o distribuidor delta integrado ao triângulo do quadro apresenta um tubo central maior, fazendo com que o líquido de arrefecimento flua do cabeçote do cilindro para os radiadores de forma extremamente eficiente. Os radiadores também possuem protetores especiais que não servem apenas como proteção contra pedras e detritos, mas também como um suporte que dispersa a potência ao redor dos radiadores no caso de um impacto.

Escapamento

Moldada para o desempenho

Quando se trata de entrega de potência e desempenho, o escapamento desempenha um papel fundamental e tem uma presença incomparável. Os modelos de 250 cc e 300 cc ostentam tubos de escape HD (serviço pesado), fabricados utilizando um processo inovador de estampagem 3D que resulta em uma superfície com acabamento nervurado. Isso torna o tubo muito mais forte, melhorando a resistência contra cascalhos e também ajudando a reduzir drasticamente os níveis de ruídos. O silenciador apresenta um formato compacto e uma tampa com designs internos desenvolvidos individualmente para cada modelo, e é fixado por meio de um suporte de montagem de alumínio. Além disso, o formato do escapamento oferece uma ergonomia mais elegante e maior distância do solo, enquanto um tubo interno perfurado do silenciador conta com um material de amortecimento mais leve, para uma redução de ruídos eficiente e durável.

Chassi

Os engenheiros da KTM simplesmente adoram perder peso ano após ano. O resultado: os modelos KTM EXC são as motocicletas de terra mais enxutas e leves que existem por aí.



Quadro

Controle otimizado

Todos os modelos KTM EXC são equipados com um quadro de aço cromo molibdênio leve de alta tecnologia. Eles contam com elementos hidroformados, fabricados com soldagem robótica de última geração. Com suas geometrias comprovadas para corridas e rigidez ideal, o quadro proporciona um excelente feedback para o motociclista, manuseio agradável e uma estabilidade impressionante. Os suportes do cabeçote do motor (a conexão entre o cilindro, o cabeçote e o quadro) fixados lateralmente são fabricados em alumínio, reduzindo a vibração e contribuindo para proporcionar curvas ainda mais precisas. As motos também contam com protetores de quadro laterais com uma superfície estruturada que melhora a aderência e também serve como protetor térmico contra o silenciador no lado direito. O subquadro é fabricado com perfis de alumínio estáveis e extraleves, que pesam menos de 900 g e proporcionam uma estabilidade excelente para o para-lama traseiro.

Balança Traseira

Melhor Desempenho

O braço oscilante monobloco da KTM 300 EXC é fabricado em alumínio, aplicando um processo de produção de fundição por gravidade, e proporciona resistência excepcional com o menor peso possível. O processo de fundição em monobloco proporciona baixo peso e um desempenho de movimentação perfeito, além de permitir diversas soluções de geometria.

Rodas

Alta Qualidade e Performance

A KTM utiliza cubos leves, usinados em CNC e aros GIANT de ponta em todos os modelos Enduro, garantindo máxima estabilidade e peso mínimo. As porcas de raios de alumínio apresentam um design inovador, que reduz convenientemente a frequência com que os raios precisam ser apertados.

Suspensão dianteira

Todos os modelos EXC são equipados com os mais modernos garfos invertidos WP XPLOR, que têm 48 mm de diâmetro e presentam um design de garfo bipartido desenvolvido pela WP e pela KTM. Ambos os lados são equipados com molas com funções de amortecimento diferentes. amortecimento de compressão à esquerda e recuperação à direita. Ambos podem ser facilmente ajustados por meio dos botões na parte superior dos tubos do garfo, com 30 incrementos de cada. Embora já conhecido pela excelente resposta e características de amortecimento, o garfo dispõe de um pistão de válvula intermediária calibrado para proporcionar um amortecimento consistente. As configurações mantêm a extremidade dianteira mais elevada no curso, proporcionando uma excelente proteção contra o contato com o solo.

Freios

Percepção de frenagem superior

Estas maravilhas Brembo de alta tecnologia estão aliadas a discos de freio Wave leves. Nenhuma motocicleta off-road tem uma frenagem mais poderosa ou mais confortável.

Tanque de Combustível

Simples e eficaz

Todos os modelos da série EXC são equipados com tanques de combustível de polietileno leves, o que aprimora a ergonomia. A tampa do tanque, com mecanismo de encaixe do tipo baioneta, tem fechamento rápido e fácil. Fabricada com plástico transparente, é possível ver com facilidade quanto combustível ainda resta. Ela está equipada com um sistema integrado de bomba de combustível e um sensor de nível de combustível. Além disso, a linha de combustível apresenta um conector de 90° ao tanque para melhor proteção contra danos.

Caixa de ar

Simples e eficaz

A caixa de ar da KTM 300 EXC garante uma dinâmica de fluxo ideal e, juntamente com as mangueiras de duto de ar, o resultado é uma potência e uma resposta do acelerador ideais. Além das óbvias melhorias relacionadas ao desempenho, o design também oferece proteção máxima contra sujeira no filtro de ar. O filtro de ar Twin Air grande é montado em uma gaiola rígida projetada de forma inteligente que minimiza a chance de instalação incorreta. Assim como nos modelos anteriores, a manutenção do filtro é rápida e fácil e não requer ferramentas, um recurso padrão e original da KTM.

Ergonomia e Conforto

A ergonomia READY TO RACE proporciona a você uma vantagem em todos os terrenos. Conduza no limite por mais tempo.



Guidão

Controle centralizado

Todos os modelos KTM EXC são equipados com o mesmo guidão cônico de alumínio de alta resistência, fabricado pela NEKEN. O guidão oferece quatro ajustes de posição diferentes. Os guidões são fornecidos de fábrica com um punho vulcanizado ODI no lado direito e um confortável punho antideslizante ODI no lado esquerdo, que não precisam de cabos ou cola para instalação. Além disso, todos os modelos podem ser equipados com um botão seletor de mapas opcional no guidão, que permite selecionar entre curvas de potência padrão e avançada.

Corpo e Visual Gráfico

O P&D da KTM, a KISKA Design e todos os nossos pilotos da fábrica deram sua palavra na modelagem dos plásticos, com um objetivo: a total harmonia entre piloto e motocicleta. A ergonomia perfeita e os pontos de contato fornecem máximo conforto de movimento na EXC. As estruturas I-beam dos para-lamas dianteiro e traseiro garantem máxima estabilidade e baixo peso graças à construção e à montagem bem pensadas. Eles também ficam limpos por mais tempo.



Decalques

Agressivamente estilizada

Os gráficos duráveis incorporados durante a fabricação transmitem o caráter READY TO RACE da linha de modelos KTM EXC.

Pedaleiras

Engenharia inovadora

As sofisticadas pedaleiras “No-Dirt” previnem o entupimento dos apoios, mesmo quando atoladas. As pedaleiras dos modelos Enduro são 6 mm mais altas do que as usadas nos modelos SX, o que garante maior distância com relação ao solo. Mas você pode trocá-las à vontade.

Software e Eletrônica

A mais recente tecnologia, reduzida ao mínimo: READY TO RACE



Parte Elétrica

Bateria e Chicote de Fiação

Todos os motores são equipados com partida elétrica, um ótimo benefício comprovado para qualquer atividade off-road. Ela é alimentada por uma bateria de íons de lítio de 2 Ah superleve, oferecendo uma partida segura e confiável. A maioria dos componentes elétricos da cablagem é cuidadosamente posicionada em um único espaço sob o assento, tornando-os mais facilmente acessíveis e confiáveis.